11 fevereiro 2019

Nostalgia: um calorzinho gostoso no peito de saudade


Não adianta. Todo mundo em algum momento da vida já sentiu aquela sensação de nostalgia, seja vendo um filme, seja ouvindo uma música, vendo fotos, enfim. E normalmente, esse sentimento vem carregado de lembranças, algumas delas ruins, outras muito boas, que gostaríamos que se repetissem no atual momento de nossas vidas.

Obviamente que muitas vezes, ao olharmos para o passado, paramos para pensar em todos os planos que fizemos para o futuro. Alguns em sua maioria não se concretizaram, principalmente pelo fato de termos amadurecido, mentalmente e fisicamente.
Outros por causa de condições financeiras, ou até mesmo por causa da situação atual do país. Infelizmente, para mim, é a segunda opção.

Quem me conhece sabe que eu gosto demais de músicas antigas. Não precisam ser necessariamente da minha infância ou adolescência, podem ser inclusive de épocas que não vivi, como os anos 60, 70 e 80. As músicas dessas épocas são carregas de histórias, de sonoridades que hoje em dia, se tornaram obsoletas, mas que jamais terão a mesma qualidade. Artistas pop como ABBA, Cyndi Lauper, Michael Jackson, Madonna, A-ha, Pet Shop Boys, Cuture Club, Duran Duran, Alphaville são incríveis! Se você, é um jovem nascido na década de 2000 ou 2010, recomendo ouvir esses artistas, garanto que vão se apaixonar! Deixo aqui, minha playlist pessoal de músicas nostálgicas, fiquem à vontade para seguir!  photo 12-1.gif

Filmes como Grease, Embalos de Sábado à Noite, Curtindo a Vida Adoidado, Footlose, Flashdance, Clube dos Cinco, enfim, não tem como não amar! Por mais que as produções sejam antigas, a qualidade da atuação, elenco, figurinos, trilha sonora e jogo de câmera te deixa apaixonado!

Recentemente, estava olhando a caixa de fotos antigas que meus pais mantém guardada no armário debaixo da escada. É tão gostoso relembrar bons momentos... inclusive lembrar de pessoas que tiveram grande importância em nossas vidas, e hoje infelizmente, não estão mais entre nós. Sinto falta dos meus bisavós, que faleceram quando ainda era criança, sinto falta dos finais de ano onde toda a família se reunia na casa da minha avó para a ceia de Natal e o churrasco que fazíamos no dia 25. Vinha parentes de São Paulo, do Rio Grande do Sul (na época, meus tios-avós moravam lá), de São Pedro e também de outros bairros da cidade... Era uma delícia! Me divertia horrores com meus primos!  photo 1-1.gif

Lembro que quando era bem pequena, com meus 4, 5 anos, meus primos jogavam vôlei na rua de casa! O movimento de carros não era tão intenso quanto hoje, então dava pra jogar bola tranquilo! Era comum também, os vizinhos se reunirem durante a tarde na frente da casa da minha avó pra ficar batendo papo, as crianças andando de bicicleta, patins, skate ou mesmo brincando na calçada. Ficava todo mundo ali até umas 22h da noite!

Sinto falta também dos meus aniversários, que eram feitos na garagem de casa, com decoração improvisada, bolo e docinhos feitos pela minha avó, minhas amigas brincando e dançando, e meus vizinhos também. Havia bastante criança na minha rua naquela época!

Uma pena que esses momentos bons só ficam na memória... mas aparentemente a rua de casa está se enchendo de criança, como alguns anos atrás! Adoraria vê-las brincando na rua, como tive a oportunidade de fazer quando também era uma. Mas, a cidade cresceu muito, atualmente não é seguro fazer isso.


Mas, nem sempre toda mudança é ruim, não é? Amadurecer faz parte da nossa construção pessoal, algumas coisas deixam de fazer parte das nossas vidas, mas outras ainda melhores chegam para substituir e nos fazer mais felizes, como a graduação naquela faculdade, aquele emprego dos sonhos, o encontro de uma pessoa que te ame de verdade, a criação de uma família, enfim! Experiências de vida estão aí para passarmos às futuras gerações, e todo mundo gosta de ouvir boas histórias, certo?



Um abraço carregado de boas lembranças
e um beijo com gosto de nostalgia  photo 121-1.gif

Um comentário: